Sobre » Refúgio

Sobre

O Refugio Aboim Ascensão é uma Instituição Particular Cristã de Solidariedade Social (IPSS) e foi fundado em 1933, em Faro, por Manuel Aboim Ascensão de Sande Lemos, dando cumprimento à vontade testamentada de seu tio e sogro Rodrigo Aboím Ascensão, fundador em 1901, em Lisboa, da Associação Protectora da Primeira Infância.

Primeiro como lactário e centro de apoio a mães solteiras, depois como serviço médico de recém-nascidos e prematuros, a Instituição sofreu alterações ao longo dos anos, quer de ordem técnica, quer de ordem metodológica, não deixando, contudo, de cumprir o ideal benemérito do seu fundador: “Apoio à Primeira Infância”.

Emergencia Infantil

Emergencia Infantil

Desde 1985 o Refúgio Aboim Ascensão sofreu remodelações de base, no que concerne quer ao equipamento quer ao enquadramento sócio-jurídico e clínico-pedagógico das Crianças temporariamente internadas, em Emergência.

Apoiado em Acordos com os Ministérios da Segurança Social, Justiça, Saúde, Educação bem como a Câmara Municipal de Faro, o Refúgio é hoje um grande Centro de Acolhimento Temporário de Emergência – o primeiro a ser criado em Portugal, para Crianças em Risco de ambos os sexos, desde recém-nascidos até aos 6 anos de idade.

O Refúgio não tem quaisquer rendimentos próprios  nem metodologia ou fins lucrativos. Os donativos feitos ao Refúgio Aboim Ascensão concedem aos Mecenas benefícios fiscais decorrentes da legislação em vigor.

Criada por Luis Villas-Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão, em 1 de Agosto de 1985, para designar o trabalho de acolhimento em prol de crianças em grave risco, com idades compreendidas entre os zero e os seis anos, que vinha sendo desenvolvido e formatado no Refúgio Aboim Ascensão.

A Emergência Infantil visa, prioritariamente: A rápida integração da Criança na sua Família natural.  Aqui surge a 1ª formulação de centro de acolhimento técnico e temporário que se conhece em Portugal.  A viabilização duma Família alternativa - adopção, designadamente, quando os tribunais, deduzem da irrecuperabilidade da Família - e sempre mediante competente acordão.

Ao longo destes  anos a Emergência Infantil afirmou-se diferencialmente pela eficácia observada, nacional e internacionalmente, da sua proposta interventiva: “o direito a ter um colo”, enquanto não há Familia.

Improved Process

Inovação

Após o direito à vida, o direito à Família é o primeiro de todos os direitos. A Emergência Infantil nasceu em 1985, no Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, estipulando que nenhuma Criança seria admitida para internamento sem que o Estado - segurança social, tribunais, saúde ou educação - avaliassem ser o internamento a última solução para a Criança, ou seja, o Estado é quem solicita e justifica o internamento temporário da Criança em risco/perigo.

O RAA tem promovido seminários, encontros, congressos, fóruns, a nível Mundial e Europeu (p.e., o Fórum Mundial da Criança, em Outubro de 1997 com 57 países) e tenciona, continuar a dar testemunho das vantagens, hoje mundialmente aceites, da intervenção precoce e interdisciplinar, em favor de Crianças em perigo.